terça-feira, 14 de janeiro de 2014

HARBIN - Zhaolin Park (parte II)

 
        Comentei entre os expatriados que iríamos a Harbin, Roberto (nome fictício) mora a 5 anos na China, se mostrou interessado, dizendo que sempre foi seu sonho ir a Harbin, a esposa (chinesa) deixou bem claro que lá fazia muito frio, e que não contasse com ela. Ele viu sua oportunidade de conhecer a cidade do gelo acompanhado e nós a chance de ter um amigo que nos ajudaria com o idioma. Agradeço muito a Roberto, sem dúvida essa viagem não teria sido tão prazerosa e divertida sem a sua presença. Ter uma amigo guía é para poucos!!!! 
    No primeiro dia que chegamos o tempo estava ameno, para os residentes a temperatura máxima -1ºC era um "veranico de inverno"  e mínima de -10ºC. Nesse dia, aproveitamos para ir na famosa   rua Zhongyang Pedestrian Street, arquitetura Russa, com  lojas que vendem productos típicos (vodka, linguiça, pão, suvenirs, roupas de pele e chocolates).


Vodka, pão Russo e linguiça: A linguiça chinesa é doce, essa aquí é Russa ou seja, salgada!
                                      

     O primera visita que fizemos foi no Zhaolin Park, fica no centro da cidade é  pequeno mas charmoso, custo: 200RMB (R$80,00), para os moradores é grátis,  alguns dizem que não vale a pena já que tem o parque grande e é mais interessante, mas eu adorei, tinha um piano de gelo, podia pisar que tocava música.
     Claro que eu fui!!!

                


  Se você decide vir até aquí, aproveite tudo que a cidade oferece.



                              

 
 

    As esculturas são lindas, cheias de luzes coloridas, na noite escura torna o parque mágico. A emoção de andar pelo parque repleto de luminárias chinesas vermelhas iluminando as colunas de gelo, atravessar um rio na pequena ponte de gelo é impossível descrever em palavras...


 

  Nesse espaço fechado estava acontecendo o concurso de esculturas, as bandeiras dos países participantes. Os artistas trabalhavam em  suas esculturas.


      O Frio no segundo dia foi mais intenso, a onda de "calor" havia passado e foi necessário colocar mais alguns acessórios....jajajaja
   Nós ficamos em um hotel no centro da cidade e fomos andando nas atrações que estavam perto (Igreja St Sofia, a rua Zhongyang Pedestrian Street, Zhaolin Park) mas para ir aos Parques maiores fomos de taxi que aquí na China tem um preço aceitável. Roberto negociou o preço e custou 150RMB  (R$60,00) pela corrida, o taxi leva e espera o tempo que for preciso, sabíamos da dificuldade de encontrar um taxi para voltar e não queríamos ficar no frio esperando!

                                     Com esse frio todo até os carro necessitam uma proteção.

         Para aguentar o frio é necessário uma roupa adequada, mas mesmo com tudo isso, informo que os pés (existem meias especiais e não tinhamos) e as mãos sofrem um pouco, a mãos ficam sem luva a maior parte do tempo...para as fotos.
       Fotografias: O celular funciona bem até que em algum momentos informa que com baixa temperatura o flash não funciona. A Câmera pequena de bolso que tenho foi eficiente, mas no frio intenso em 30 minutos (mesmo batendo foto e guardando bem) a batería terminou.
     Nosso amigo levou sua câmera semi-profissional e não teve problemas, a batería durou e o flash funcionou bem. Mais um agradescimento especial a meu amigo que serviu de fotógrafo, normalmente quem tem uma máquina assim adora tirar fotos e eu adoro estar nelas, assim que fizemos uma excelente parceria!!!






          A cidade e os parques estão bem estruturados para atender a demanda de turistas e o frio. A cada tempo entrávamos em um lugar para se aquecer, tomar um café ou chá e continuar nosso passeio pelas ruas dessa cidade limpa, receptiva e gelada!!!
               

                                                          Dia de Verão
                                                                  

        Charme e elegância!                            Raios de sol no fim de tarde ajudaram a aquecer.
                                                                  
 




 


4 comentários:

Roberta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Agostini disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.