É comum no início do ano os meios de comunicações mostrarem o espetáculo que ocorre todos os anos em Harbin, a cidade do gelo como é conhecida.
Quando morava no Brasil pensava...caraca meu...maravilhoso isso, imagina uma cidade de gelo, frio demais -30ºC e longe demais, do outro lado do mundo...
Pois, quando soube que iria morar na China a primeira viagem da lista era Harbin, Edmundo ficou meio "apavorado" pois sabia do frio intenso, seus colegas chineses quando escutavam ele dizer que tinha planos de ir a Harbin olhavam com aquele olhar fulminante como quem diz "sério? o cara pirou"
Eu tinha claro que o frio compensava a beleza e emoção de estar num lugar assim, mas também tinha muito claro que é necessário todo um preparativo e roupas adequadas para poder aproveitar essa viagem.
A companhia China Southern oferece vôo de Zhuhai onde moramos até Harbin com uma parada em Yiwu, A comida estava pouco apetitosa. Arroz (claro!) umas bolinhas de frango que lembram as salsichas em latas, uns vegetais e molho.
Descobri que nessa cidade que tem a temperatura média anual de 3,5ºC, vivem 5 milhões de pessoas, é uma das bases industriais dominantes da China. Comestíveis, petróleo, produtos químicos, textil, productos agrículas como trigo, soja, beterraba, fumo e aves.
É a cidade que mantém o norte da China conectado com o resto do país, com linhas aéreas que atendem 30 destinos, uma grande rede de ferrovías e estradas.
Na chegada começamos os preparativos, a primeira "capa" de roupa (uma calça dessas térmicas que se ajusta ao corpo, que mais parece "ceroulas" mais a calça de neve impermeável) 1º básica, 2º a blusa térmica (tecnología japonés especial para frio) 3º Blusão 4º Jaqueta de esquiar dupla
Nos pés usamos botas especiais de neve, com pele por dentro e impermeável, colocamos 3 pares de meis, 1º algodão, 2º lã, 3º lã mais grossa. Se valeu o trabalho? Muitoooooo....
Pronta para sair e viver mais essa experiencia que sem dúvida foi maravilhosa e inesquecível!!!!!
Acima a Central Street, conhecida como "europa chinesa" influencia Russa desde 1900 quando os dois países fizeram um pacto para a construção da linha férrea e todos os edifícos mantém a arquitetura até hoje.
A Igreja de Santa Sofia. Um casamento Chines com temperatura de -25ºC nessa manhã fria, raios de sol tentando chegar para aquecer os visitantes dessa cidade linda.
Mesmo sendo uma cidade turística, claro que o que mais tem aquí são chineses, ainda assim, fomos convidados a tirar uma foto, os olhares atentos e nada discretos, aquí continuaram.
Brasil e China bem pertinhos!!!
O rio Songhua se congela no final de novembro até final de março. A emoção de estar no meio de um rio gigante como este é incrível. Vimos um "fiscal" inspecionando o congelamento do rio, onde haviam rachaduras no gelo ele colocava um ferro para se certificar de que estava realmente congelado.
Um pouco de "Harbin Fashion"
Uma das ruas da cidade serve de depósito do blocos de gelo que são utilizados para fazer as esculturas. Esses blocos são retirados da superfício do rio Songhua.
5 comentários:
Postar um comentário