No primeiro dia que chegamos o tempo estava ameno, para os residentes a temperatura máxima -1ºC era um "veranico de inverno" e mínima de -10ºC. Nesse dia, aproveitamos para ir na famosa rua Zhongyang Pedestrian Street, arquitetura Russa, com lojas que vendem productos típicos (vodka, linguiça, pão, suvenirs, roupas de pele e chocolates).
Vodka, pão Russo e linguiça: A linguiça chinesa é doce, essa aquí é Russa ou seja, salgada! |
O primera visita que fizemos foi no Zhaolin Park, fica no centro da cidade é pequeno mas charmoso, custo: 200RMB (R$80,00), para os moradores é grátis, alguns dizem que não vale a pena já que tem o parque grande e é mais interessante, mas eu adorei, tinha um piano de gelo, podia pisar que tocava música.
Claro que eu fui!!!
Se você decide vir até aquí, aproveite tudo que a cidade oferece.
As esculturas são lindas, cheias de luzes coloridas, na noite escura torna o parque mágico. A emoção de andar pelo parque repleto de luminárias chinesas vermelhas iluminando as colunas de gelo, atravessar um rio na pequena ponte de gelo é impossível descrever em palavras...
Nesse espaço fechado estava acontecendo o concurso de esculturas, as bandeiras dos países participantes. Os artistas trabalhavam em suas esculturas.
O Frio no segundo dia foi mais intenso, a onda de "calor" havia passado e foi necessário colocar mais alguns acessórios....jajajaja
Nós ficamos em um hotel no centro da cidade e fomos andando nas atrações que estavam perto (Igreja St Sofia, a rua Zhongyang Pedestrian Street, Zhaolin Park) mas para ir aos Parques maiores fomos de taxi que aquí na China tem um preço aceitável. Roberto negociou o preço e custou 150RMB (R$60,00) pela corrida, o taxi leva e espera o tempo que for preciso, sabíamos da dificuldade de encontrar um taxi para voltar e não queríamos ficar no frio esperando!
Com esse frio todo até os carro necessitam uma proteção.
Para aguentar o frio é necessário uma roupa adequada, mas mesmo com tudo isso, informo que os pés (existem meias especiais e não tinhamos) e as mãos sofrem um pouco, a mãos ficam sem luva a maior parte do tempo...para as fotos.
Fotografias: O celular funciona bem até que em algum momentos informa que com baixa temperatura o flash não funciona. A Câmera pequena de bolso que tenho foi eficiente, mas no frio intenso em 30 minutos (mesmo batendo foto e guardando bem) a batería terminou.
Nosso amigo levou sua câmera semi-profissional e não teve problemas, a batería durou e o flash funcionou bem. Mais um agradescimento especial a meu amigo que serviu de fotógrafo, normalmente quem tem uma máquina assim adora tirar fotos e eu adoro estar nelas, assim que fizemos uma excelente parceria!!!
A cidade e os parques estão bem estruturados para atender a demanda de turistas e o frio. A cada tempo entrávamos em um lugar para se aquecer, tomar um café ou chá e continuar nosso passeio pelas ruas dessa cidade limpa, receptiva e gelada!!!
Dia de Verão
Charme e elegância! Raios de sol no fim de tarde ajudaram a aquecer.
4 comentários:
Postar um comentário