domingo, 1 de dezembro de 2013

Guangzhou - Viver e não ter a vergonha de ser feliz...!!!!

               Mais uma aventura em China, fui conhecer a cidade de Guangzhou com seus gigantescos shopping center que vedem de tudo. Sinto um frio na barriga, os nervos a flor da pele, mesmo que eu esteja com a melhor companhia que alguém poderia ter, a Edurne,  amiga espanhola que vive aquí a 10 anos, fala muito bem mandarim, inglês e o melhor...topa todas,  ainda assim, a ansiedade insiste em ficar.
              As grandes cidades aquí na China tem milhões de pessoas e confesso que essa coisa de muita gente junta num mesmo espaço não é meu forte, as chances de que possa acontecer alguma coisa e sobrar para quem esta do lado, aumentam e muito. Mas aquí nao tem muito como escolher, para qualquer lado que ande tem milhões de pessoas. Pegamos o trem que sai de Zhuhai a Guangzou, em 1h chegamos e fomos direto para o metrô que tem especificações e informações em inglês.

              O primeiro shopping oferece decoração de natal e flores.


                         

      

            Incrível ver a movimentação e quantidade de pessoas trabalhando, é como um formigueiro que vem por todos os lados as formigas carregadas, uma dança sicronizada onde todos se respeitam e convivem.
                 
                                                                                  
                      






                    
 
         A cara da Edu diz tudo!!!!


 


           Da uma olhadinha: nessa foto, quem está conduzindo é uma mulher, ela passa o tempo todo no telefone celular, já não bastava toda a emoção que estavamos vivendo e ela batendo papo pelo telefone como se estivesse no sofá de casa. Descobrimos, logo em seguida o que ela resolvia, em uma esquina tivemos que trocar de taxi e quem nos leva é seu colega que continuou falando pelo telefone. (
             Penso: Pouco tempo atrás não existía celular, agora para alguns, é como respirar, se não usar, morre!!!



   A cidade de Guangzhou é a capital da provincia de Cantón, a Feira China de Importação e Exportação é um do acontecimentos principais da cidade. Para cada lado que se olha existem um centro comercial com intermináveis andares de lojas.

 Durou 30 minutos nossa aventura, inesquecível, voltarei a dar uma voltinha de moto taxi em Zhuhai!!
                                      

             Depois de fazer as comprar, se o cansaço bater e quiser descansar, dar uma deitadinha ou levantar as pernas, pode utilizar o sofá da parada de ônibus que está disponível. Chique isso, estamos na China!!!


As opções de transportes são variadas, os triciclos estão por todas as partes e se chover não se preocupe, eles tem proteção!  
                                                              
 
                                    
        O dia passou rápido, chegando em Zhuhai, com a ajuda de Edurne peguei um taxi "falso" são pessoas que andam pela rua de carro e se oferecem para te levar, é seguro pegar esses taxis (China é muito segura) o que não se recomenda fazer,  deixar para acertar o preço depois, aí sim....já era! Vai deixar o bolso, as sacolas e as calças alí!!!! Sempre combina antes.

      Escutamos a moça do nosso lado dizendo seu endereço, pertinho do meu, negociamos  com o taxi 25RMB,  eu e ela dividiríamos o custo da corrida.
       Lá fui eu, noite, o vento frio, chuviscava lá fora, em um taxi com dois desconhecidos que mais pareciam amigos de tanto que conversavam, minutos depois sobrou para mim...começaram as perguntas, entendí que me perguntaram de onde eu era, e eu no meu mandarim bem feliz lhes digo "wo baxi rén" escuto o motorista feliz dizendo "futebol" sim, sou brasileira e meu país é conhecido pelo futebol, ele começa a falar o nome dos jogadores, me emociono!

    A moça desconhecida pagou o taxi e me disse que eu não precisava pagar a metade que haviamos combinado, isso mesmo.  Pagou meu taxi! Desceu do carro e me abana como se eu fosse da familia.  Mais uma gentileza que me deixa impressionada. Não sei nada dela, nunca vi, apenas  pegamos um taxi juntas, ela  parecia uma trabalhadora dessas que passa o dia em uma fábrica gigante com espaços minúsculos e sem o mínimo de condições adequadas de trabalho. Divide comigo o pouco que tem.
    O taxi me deixa na porta de casa e retribuo a gentileza, lhe pago a  corrida pela 2ª vez e agradeço,  lhe digo que foi excelente seu trabalho! Feliz, muito feliz, com que acabava de vivenciar.
            Me recordou um filme que assiti, a corrente do amor, me lembrei desses vídeos de pessoas sendo gentis com os outros, existe lugares assim como nos filmes.
            Essa  é a realidade, assim é China,  sem recortes.
 

 

 

 

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marinez disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.