quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aqui não tem peru mas tem - Pato- á- pequim!!!

   
            O Restaurante Rosa Chinesa aquí de Zhuhai, oferece uma das especialidades de Pequim, o pato à Pequim. Além de ser servido com pompas e apresentações merecidas, o pato realmente é uma delicia.

           Segundo a wikipédia: O pato assado de Beijing, também conhecido como “pato à Pequim” (“Peking Duck”) ou “pato laqueado” no Brasil, é um dos pratos mais famosos da culinária da China. É uma receita muito antiga, servida nas cortes imperiais da China, feita com patos criados especialmente para esta preparação, temperados com molhos específicos, assados em fornos especiais e servidos com crepes muito finos, depois da carne ser cuidadosamente fatiada. 1 O consumo diário de patos assados em Beijing é, em média, de 3000.
                                                                 



       O pato à Pequim é servido por um cozinheiro que o prepara à frente dos clientes (ou convidados), apresentando em primeiro lugar a pele tostada, que os comensais podem mergulhar num molho de vinagre com alho e açúcar (ou molho de soja, ou molho de hoisin) antes de comer; a seguir, a carne, finamente trinchada.
 


O cozinheiro leva o pato embora, volta todo picadinho numa mistura de cenoura, cebola e outros temperos, essa carne acompanha folhas de alface,  faz uma trouxinha e direto para boca!!!
 
                             O Cozinheiro utiliza uma faca especial para esse corte, faz movimentos rápidos e precisos, os pedaços são cortados iguais, um procedimento que dá gosto de acompanhar, feito com seriedade e dedicação para servir e agradar o cliente.
 

 

 

 

         Os crepes muito finos, por vezes chamados “panquecas mandarim”, 4 encontram-se em pratinhos sobre a mesa, assim como cebolinhos e molho doce de feijão (tian mian jiang, ou 甜面酱) 5 . Os comensais devem colocar um crepe no seu prato, barrá-lo com molho doce, usando um cebolinho como “pincel”, deixar o cebolinho sobre o crepe e, com os pauzinhos, servir-se de 3-4 pedaços de carne, e enrrolar o crepe para comer.

 
 
                             Eu provei um pedaço puro, é crocante, adocicado, bem assado, cada naco vem com uma camada fina de carne...uma delicia!!!
 
                                                     Huuummm.....


 
                                                                Opssss!!!!!
A prática leva a perfeição...háháháhá, esses palitinhos dão um trabalho para comer!
      
                  Escutei de  alguns amigos que estiveram em Pequim que,  o pato de lá é  gorduroso comparado com o de Zhuhai.
                 O pato é uma excelente idéia para comemorar o Natal.           
                 Na China 8.6% da população é e cristãos.  Mas, estes grupos são ainda fortemente supervisionados pelo Estado chinês, mais concretamente pelas Associações Patrióticas. Na noite de Natal os cristãos saem para jantar ou organizam festas particulares.
                        
                 Então,  fica a dica, venham a Zhuhai comer pato.
                 
 







 

 

 

 

Nenhum comentário: