segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Churrasco na China?

       Ontem  perdi a foto do ano, aquí no condominio um restaurante japonês fez churrasco, isso mesmo...churrasco, igualzinho ao do Sul, churrasqueira, carne no espeto, salsichão, frango, porco e carne de gado...ahhh e acompanhava salada. Essa mistura de cultura é o máximo! Japonês fazendo churrasco Brasileiro na China.
     Chineses curiosos se acercavam e tiravam fotos daquela caixa quadrada com fogo, sutentando pedaços de carne espetada. Um dia vou lá provar, toda sexta feira a noite das 19h as 24hs por 50RMB (R$20,00).        

       O carvão é responsável por 71% da matriz energética chinesa, além de causar muita poluição tem um auto custo. Com isso, existem regras bem definidas pelo governo, é proibido ligar a calefação  antes do dia 15 de novembro, entao fica a dica, quem quer viajar e conhecer a Muralha da China em fins de outubro e 1ª quinzena de novembro com máxima de 15ºC e mínima de 0ºC os hoteis não podem oferecer o conforto de uma calefação. Assim como no verão, é proibido ligar o ar condicionado com temperaturas menores que 26ºC.

                 O pouco que sei é que,  energía elétrica na China, é e sempre foi, um assunto delicado, como não tinham esse benefício disponível utilizavam outras maneiras de conservar os alimentos. Os peixes vivos vendidos nos supermercados, os alimentos secos e desidratados nas lojas, a carne que é transportada em caminhões que não são refrigerados, aliás até agora não vi um caminhão refrigerado desses que leva alimentos como queijo, iogurte e derivados.  Muitos hábitos que até hoje prevalecem por questões culturais.
As carnes no supermercado estão na prateleira ou pinduradas.
 

Na rua em pleno calor de 38ºC as tendas oferecem carne de vários tipos.
 


                                       Mercado público da cidade de Zhuhai, adoro esse lugar!
                                        

 

 
                                                       Carne fresca chegando.
                                         
 
      O peixe suicida, mesmo depois de morto ele se joga, mais fresco que isso, impossível. Fazem sopa com a cabeça do peixe.


 
                              .
                                     
 

 
      Peixe fresco, observa que tem uma batería, fornecendo o ar em cada bacia

 
           Todos temos o direito de opinar, escuto opiniões variadas de quem vive a muito tempo por aquí, sobre o consumo de alimentos . Eu penso o seguinte, não está bom aquí? Sempre temos a escolha de ir embora. Eu não quero ir, escolho ficar. Gosto desse povo, da maneira como me tratam, da maneira como vivem, dos seus valores, da sua cultura e de sua comida.
         Aquí me disseram: Não tome leite e iogurte feitos na China. Ok. Mas...  qual é mesma a diferença para o leite comercializado no Brasil? O Brasil é o maior usuário de pesticidas e agrotóxicos proíbidos, não temos a mínima idéia do que realmente colocamos em nossa mesa.
         A descoberta da irregularidade é a prova de que existe fiscalização e controle.  Por mais que exista fiscalização, alguma coisa escapa e não existe a possibilidade de controle, a frase "viva e deixe viver" diz tudo.
         O momento é agora, eu amo estar aquí, se a comida não é refrigerada, se o leite não é de qualidade, não me importa. Não compro carne na rua, mas como carne, peixe e frango no restaurante, que não tem diferença nenhuma (é certo que a mesma carne vendida na rua é comprada pelo restaurante) os vegetais são frescos, mas e a água que foi regada é de qualidade? Não sei! E nem quero saber. O que me importa é o que vivo e aprendo todos os días com esse povo que vive sorrindo e me tratando bem. 
          De que adianta alimentar bem o corpo se a alma está desnutrida? Viver reclamando, se queixando e cheio de pensamentos negativos,  adoece muito mais que comer um peixe ou verdura contaminada. 
          A felicidade não é vendida no supermercado, viver com consciência e amar o que faz é a única forma de longividade.
          Gosto da liberdade de ir e vir a qualquer hora por ruas e parques, gosto dessa simplicidade, desses valores, respeito e  gentileza.
         
           E o churrasco? Deixo para comer quando estiver no Brasil.

3 comentários:

Roberta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.