quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Confúcio ou confuso???????

                   Confúcio,  nasceu em meados do século VI (551 a.C)

       Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti"



          Uma das versões mais antigas da  ética da reciprocidade, sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, também os procedimentos correctos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.
  Confucio foi um pensador e filósofo de grande importância na China que até hoje mantém esses valores:
  1. Humanidade
  2. Cortesia
  3. Conhecimento ou sabedoria moral
  4. Integridade
  5. Fidelidade
  6. Justiça, retidão, honradez
             
           Na prática e no dia à dia eu explico como vejo a China e o Confucionismo: Não exite fila em banco, caixa, banheiros, bilheterias e tudo mais que você está acostumado em esperar sua vez, aqui não tem vez, o mais forte são os primeiros; funciona assim em tudo, tudoooo....
           Durante os anos da "Grande fome" quem entrava na fila pra pegar a comida morria de fome, pois ela acabava antes mesmo de começar a ser distribuida.
           A submisão do fraco ao forte, o mais forte tem obrigação de exercer sua força, o fraco tem obrigação de obedecer. A mulher ao seu marido, os filhos prestam obediência aos país. Mas não somente de força física e sim de inteligência, esperteza e coragem. (isso não significa malandragem, sacanagem nem pilantragem). Outro dia um amigo contava que foi num almoço da empresa e que o diretor (que tem uma filha mulher) deve respeito ao seu operário (tem um filho homem).
          
           Estar bem vestido também é um bom sinal, estrangeiro são vistos como aguém mais capacitado e com mais dinheiro e com isso tem preferências. Alian é a moça que trabalha aquí em casa, ela nunca levanta a cabeça, não me olha nos olhos, tem dificuldades de aceitar meus cuidados, mimos e o respeito que tenho pelo seu trabalho.  Quem me conhece sabe que rápidamente vou estragar essa chinesa.
           No trânsito a filosofía do Confucio parece ser  uma verdadeira guerra (aos nossos olhos) mas que se torna um balé classico com todos se movimentando e quase, quase, quase batendo...mas não se enconstam, mistura nessa dança, carros, bicicletas, pessoas, motos e animais todos em qualquer sentido, independente de ter prefe¨^encia ou não. Quem for mais forte e corajoso vence, passa e anda.    As rótulas são usadas no sentido contrário (algo difícil de explicar, um dia posto uma foto) o sinal dar preferência não serve para nada e se você parar o que está atrás buzina. A faixa de pedestre é para bonito, mesmo com o sinal verde para você lembre-se de olhar para os dois lados pois é certo que vem alguém na contra mão.
           E é impressionante viver isso, é uma competição o tempo todo e ganha quem tiver atitude.  É importante ter paciência, ninguém grita e ninguém chinga, ninguém briga! Todos se entendem e se respeitam numa lógica que nem sei bem se existe.
       No supermercado depois de seleccionar as frutas e por no saquinho você provavelmente entra numa fila organizada e espera sua vez de pesar o que escolheu certo? Aquí não tem fila, os que estão na frente vão colocando seus saquinhos e a moça vai pesando, não adianta fazer cara feia nem reclamar, assim que alguém tirar o saquinho coloque o seu, ou fique o dia inteiro esperando a sua vez.
      Ficar esperando educadamente, atrás da faixa amarela a sua vez, quando o outro sair e você pensar em se aproximar para sacar dinheiro, comprar um bilhete (de qualquer coisa) surpresaaaaa!!!
     Já tem um que passou na sua frente.
     Cada país tem suas coisas boas e ruins, seus hábitos, história e religião, não estou aquí para julgar nem criticar, apenas para contar como vejo a China em que vivo. Como o Brasil, a China é enorme e cada região é de uma maneira.
 
   Um pouco sobre: Ter filhos na China


          Filhos homesn são uma benção, as filhas mulheres são discriminadas antes de nascerem. Até os días de hoje é assim. A desproporção é grande 113 homens para cada 100 mulheres.
          Explico: A China não tem sistema político de previdência/ aposentadoria (o que existe é recente e vai demorar anos para começar a funcionar...se funcionar) então, são os filhos que são responsáveis por eles na velhice e se você tiver um filho homem, ele tem mais chance de ter um futuro promissor e isso reflete em ter uma velhice digna. Ou se você for funcionario do governo também garante a sua aposentadoria, mas mesmo assim não pode ter mais que um filho pois você é o primeiro a ter que dar bons exemplos. Antes de nascerem os filhos já tem um carnê altíssimo e responsabilidades que nem imaginam.
         As mulheres, além de não terem as mesmas oportunidades profissionais nascem escutando do quanto são incapazes (está mudando aos poucos isso)  que os homens, quando elas casam deixam de ser parte da familia em que nasceram, vão morar com a familia do marido e em muitos casos nunca mais vêem sua familia.
        ¨Lá se foi a  aposentadoria!"
         Nas grandes cidades os chineses podem ter penas 1 filho, se esse nascer mulher pode tentar mais uma vez (tentar a sorte) ver se nasce um homem. Se o 2º for um homem, coitada dessa filha mulher, perde a vez da existência, tudo de bom que existe na casa é sempre primeiro para esse homem que é tratado como "um imperador".
         Nas pequenas cidades os agricultores podem ter quantos filhos quiserem, mas, esses não podem sair do seu povo, tem multas de valores altissímos e ainda  fica sem educação e assistência na saúde.    
          Educação e saúde são pagos (uma parte pelo cidadão na hora do atendimento), e outra pelo governo. Custa  caro, beeeem caro.  É uma das  maneiras que o governo tem de controlar que as pessoas não migrem todas para as grandes ciudades e deixem a agricultura. (Lembra o que escrevi? Se ninguém planta, ninguém come. E como garantir alimento para essa quantidade de gente?) Em territorio a China é grande, mas a maior parte é montanha e deserto, restam apenas 12% de terra fértil para 1,3 bilhões de bocas. Com tão pouco espaço não se pode crias vacas, a criação de bovinos aquí é escaça. Churrasco só no Brasil.
         A mesma área agricula que tem no Brasil, mas com 8 vezes mais gente para alimentar.



    
          Mas como tudo tem dois lados nessa vida, o lado bom disso é que os valores de  Confucio mantidos até hoje evita que tenha asalto por aquí, existe roubo (roubam a bicicleta se você largou sem cadeado, o computador esquecido na sala de aula, a bolsa esquecida no restaurante) mas jamais será roubado "cara a cara"  pois pela filosofía do Confucio, uma pessoa que tira da outra  alguma coisa que não te pertence, esse alguém não tem mais "vergonha na cara" e consequentemente não tem conserto, se não tem conserto merece morrer. E por essas e outras que tem a pena de norte e a familia é quem paga a bala.           
        Sei que muitos pensam não ser correto isso, mas analizando fríamente, morrem muito menos gente assim (pois não cometem tantos crimes) do que a quantidade de inocentes no Brasil todos os días por um par de tênis, relógio, bolsas e carros.

        "Eu não tenho opinião formada sobre tudo"  e nesse pouco tempo que vivo aquí não sei muito, apenas o que vejo, escuto e respeito.  O que sei é que,  amo estar aquí, amo viver cada dia uma experiência nova com pessoas diferentes e aprendendo algo novo. Sou feliz com minhas descobertas e me sinto melhor como pessoa, aceitando as diferenças e descobrindo que cada um dezenvolve uma maneira de ser e fazer como acha que para sí é o melhor. Descubro que a maneira que vejo a vida é a minha maneira. Se é a maneira correta? Sim, correta para mim, única e exclusivamente  minha. O que é normal no olhar do outro, na cultura e valores do outro muda em cada canto do mundo em cada vilarejo.
 

 

 


 

5 comentários:

Marinez disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Roberta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Roberta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Agostini disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.