segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vamos cortar o cabelo?

Amoooooo viajar...
 
"Viagens são fatais ao preconceito, à discriminação, à visão estreita e muitos do nosso povo precisam terrivelmente de viagens, por causa disso. Uma visão ampla, integral e caridosa das pessoas e das coisas não pode ser adquirida vegetando num cantinho do planeta durante a vida inteira" (Mark Twain)
 

              Por essas e por outras milhões de pequenas coisas, diferentes, que acontecem todos os días é que amo viajar e morar em outro país.
              Mudança é difícil sim, mesmo que seja, mudar de uma casa a outra que fica logo alí na esquina. Junto com ela vem as adaptações, inseguranças e o desconhecido que estávamos acostumados, a zona de conforto que o próprio nome já diz.
              Conforto é algo acomodado, que já sabemos como funciona, onde está , é um  bem estar que se percebe somente com a sua ausência. É uma segurança, é rotina, é sentir-se de alguma maneira protegido, é ter controle (mesmo que seja a falsa idéia de controle). É ter menos trabalho.
             Cada vez que mudo de país necessito uma dose extra de "coragem" e energía, coragem para enfrentar o novo e energía para começar, mesmo a mais pequena e insignificante das coisas como ir a um salão e cortar o cabelo.
             Será que vão saber corta? Como vão fazer? E se não me entenderem? E se...e se...e se...
             Lá fomos nós com nossos "e se"!!!
             Depois de dois meses que saímos da Espanha,  Edi se via com o cabelo comprido, e decidiu que não quería esperar mais,  fomos a procura de um salão de beleza.
              Uma coisa simples,  como cortar o cabelo.
              O que tem de mais em cortar o cabelo? Nada. Se fosse no Brasil não teria nada de mais, mas estamos na China.
               Aquí em Zhuhai, tem um salão de beleza em cada esquina, os chineses fazem cortes bem modernos e diferentes. Lembra que comentei? Que pintam o cabelo quando começa a ficar branco, sendo assim, imagina a quantidade de chineses, a quantidade de cabelos brancos. Isso é igual a muitos salões de beleza!
             O que não sabíamos é como seria o procedimento todo...e para nossa coleção de surpresas...jejeje
                                  
                 Normalmente os salões são enormes, com três fileiras e cada uma com umas dez cadeiras de frente para um espelho, cada lado tem sua especialidade, um só lava, outro só corta, outro só faz escova e assim você fica trocando de cadeira e de profissional conforme o serviço que será feito.
 
 
               Inicia colocando champo na  cabeça, ainda seca, e aos poucos vai pingando algumas gotinhas de água (que tem na garrafa em frente ao espelho) e começa a fazer uma massagem. Os chineses fazem muitas massagens.
               Você vai no salão para fazer a unha, cortar o cabelo, e tem uma cardápio de tipos e preços diferentes de massagens.
               Tem uma massagem  só para a mão, outra para os pés ou para os braços, uma massagem para cada parte do corpo, tem varios pacotes que você pode especificar a região ou fazer de corpo inteiro. Vai do gosto do cliente.
             Com esses movimentos delicados, suaves e com pressão em alguns pontos específicos ela fica mostrando suas técnicas e experiências de como fazer alguém dormir em alguns minutos...sim, meu marido rápidamente pegou no sono (mais tarde me confessou que só vai cortar o cabelo se eu for junto pois precisa de alguém que  cuide dele enquanto dorme.)
                                     
                  E para garantir o sono do cliente,  o mesmo é levado a um lavatorio que é uma cama.  Claro que, nessa cama,  o Edi não entra pois seu tamanho, para o padrão dos chineses, é exageradamente alto, em cada pequeno movimentos que ele fazia as cabeças pequenas de cada chines que alí se encontravam se moviam com ele, todos olhando com olhos bem abertos para não perderem se quer um detalhe do que viam. Um homem alto, loiro e de olhos verdes. Existe homem de olhos verdes? Para eles tudo isso é novo e diferente.       
               Esse é um dos motivos pelo qual eles passam todo o tempo olhando e tirando fotos dele na rua. 

 
 
               Depois de todo esse ritual, tanto cuidado, carinho, respeito e dedicação vem outra moça e faz o corte. Volta a mesma moça da massagem para lavar o cabelo novamente  na cama-lavatorio e finaliza secando o cabelo.
              Tudo isso pelo preço de 40RMB que seriam R$15,00
 
 
 
                                      
 

 
 
 

 
 
Cliente mais que satisfeito.
Pode escolher sem massagem, mas quem não gosta de um relex desses?
Na próxima vez vou eu e contarei, caso tenha alguma novidade!!!

8 comentários:

Roberta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Silmara Zago disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marinez disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BiaBolsas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.