terça-feira, 8 de outubro de 2013

C O M I D A !!!!




"A COMIDA É UMA DAS MANEIRAS DE ENTENDER A CULTURA DE UM POVO"

               Eu não sei de quem é essa frase, escutei uma vez e gostei tanto que concordo. Em cada país que vou,  procuro aquelas barraquinhas de rua, vou ao supermercado e frequento as típicas feirinhas que sempre tem em tudo que é país.
              Conhecer e tentar entender um pouquinho dos hábitos do lugar que escolhi visitar são alguns dos meus objetivos e com isso encaro alguns desafíos, mas nem sempre a opção escolhida é uma delicia, as vezes é difícil mesmo "tragar" e em outras prefiro ficar só no "experimentar"...hehehe quase um "faz de conta", para não dizer que não tentei.

                                                     Na Holanda se come peixe cru!

O arrenque é um peixe marinho que é comido cru, em geral acompanhado de cebolas e picles. Os mais típicos comem o treco semi-inteiro (eles tiram a  cabeça e limpam o peixe, mas ele está em um pedaço só), segurando pela cauda e segurando o bichinho acima da cabeça como eu fiz!
       
                                                            
                                                         Cachorro quente em Nova York.
                     O primeiro hot dog nasceu em Nova York pelas mãos do alemão Charles Feltman, que começou a vender o lanche em carrinhos nas praias de Coney Island (Brooklyn) em 1867.



              Na Alemanha...hummmm!!!! Tem mais de 1500 tipos diferentes de salsichas, o que não pode esquecer é de chupar os dedos depois de comer!



Na Finlandia o pão de centeio Reikäleipä (pão com furo) era secado nos telhados das cozinhas para serem armazenados para o consumo durante todo o inverno.

Essa foto eu adoro, e o polvo fritinho também.
                           Na Espanha  o " Marisqueiro"  é um restaurante famosos e muito frequentado.



E AQUI NA  CHINA?????

A China é muito grande e clarooo que tem muitas variedades e tipos de comidas e isso vai render muitos posts, mas hoje quero trazer uma comidinha em especial:


                                   PÉS DE GALINHA


 Existem muitos tipos de pés de galinha no supermercado: naturais, no vácuo, em conserva, desidratada, defumada...e por aí vai.
 Uma amiga chinesa me disse que aquí essa iguaria, sim, aquí é consumido como um "manjar",  é muito apreciado principalmente pelas mulheres pois os pés da galinha contém pouca gordura e muito colágeno.





          Existe um cuidado e interesse de manter a pele e a aparência,  em ótimo estado.
         Parecer velho para eles é sinal de fraqueza, os homens pintam o cabelo até a hora de se aposentar, antes disso estão todos de cabelos escuros.
         Ter uma pele clara é estatus, por isso elas são tão cuidadosas e andam pelas ruas com sombrinhas e roupas que cobrem a maior parte do corpo. O que é tão diferente no Brasil, nem bem começa a primavera e as estéticas estão abarrotadas de gente querendo estar "negra" até o verão, corpos dourados e  branzeado para uns o sonho de consumo e para outros quase uma "vergonha" a mesma coisa com significados tão diferentes.
          Ter pele escura aquí na China indica que você é um operário e portanto de clase social  mais baixa (pegar sol o dia todo trabalhando no campo ou em serviços de rua como obras, limpezas, construções) se você é "clarinho" significa que trabalha em um lugar fechado (não pega sol) escritorio, lojas, shopping e para isso, você deve ter estudado e consequentemente ganha um pouco mais. (Está maneira de pensar vem do Confucionismo que falarei em outro post.)
       E são com esses valores e idéias que eles acreditam que o consumo de alguns alimentos  favorecem digamos assim... a "conservação" da pele no melhor estado possível.
 
 
 
A sopa feita com essa galinha preta é um verdadeiro "luxo" e saborosa também, é pura saúde para as mulheres!
 
 
 
Quando entramos na fase adulta ( a partir dos 30 anos) nosso organismo diminui a produção de colágeno que é um componente proteico responsável por manter as células da pele, cartilagem e ossos  unidas.  Apartir dessa idade,  é na pele que fica mais visível a diminuição da elasticidade e o aparecimento de rugas. Além de evitarem o sol ao máximo possível e aplicar muitos produtos e máscaras faciais (esse assunto farei outro post) elas consomem os pés de galinhas.
 


         Confesso que tentei comer, mas o cheiro e a quantidade de pimenta que tem nesse pé de galinha (isso que escolhi um sem pimenta)  foi impossível!!!!!!!
       Depois de tirar as fotos, deixei o pacote das patinhas dentro de uma sacola e entreguei para a camareira que ficou mais que feliz, me perguntando se realmente eu não quería!!!
 
      Pode ficar e seja feliz com as patinhas, eu ainda prefiro ficar com meus "pés de galinhas" do que ter que comê-los para parecer mais jovem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bota nojo!! hahaha Legal o post! Beijos.

Anônimo disse...

Daniel Agostini quem publicou antes :)

Marinez disse...

Eca....eu lembro que nos tempos das vacas magras, comíamos os pés de galinha, bem temperados, feitos pela minha mãe. Mas confesso que não m atrai nada, nada...Raquel, to adorando teu post Estou viajando com você. Parabéns!!! Bj

Silmara Zago disse...

Que bacana sua ideia de ir postando essas curiosidades... tenho aprendido muito!!!! Beijos e curta muito!!!! Silmara

Anônimo disse...

Mana.....nossaaaaaa que legal essa matéria......adorável ! FASCINANTE!
Bjus
TE AMO!
Rigel

Anônimo disse...

Fantastica essas explicacoes,voce tem a veia de professora das Benettis.e quanto ao pe de galinha ,eu adoro,principalmente na sopa,sempre comi bastante,hoje em dia nao mais pois tu compra galinha sem os pes heheh.VAi ver que é por isso que as benettis tem apele tao boa hehehh- ana caetano

Unknown disse...

Tia Ana, tu é ótima!!! Verdade, as galinhas não vem mais com os pés...muito boa as lembranças da infancia!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.