quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Como foi a mudança!

"Quem está fora quer entrar e quem está dentro quer sair" 

 
               Esse ditado vem em boa hora, estar em hotel, para quem vê de fora é mais ou menos assim:

 - Que delicia ter alguém que arrume sua cama todos os días,
- Café da manhã com tudo que tem direito sem ter trabalho,
- Piscina limpinha , toalhas secas, roupa de cama limpa e novinhas, conforto, férias, mordomia...para tirar férias de 20 ou 30 días ainda vai...mas morar em hotel????
          Não, decididamente não dá. Se sobrevive, claro!!! Afinal,  não nasci com todas as minhas coisas, sou muito adaptável e sei que tudo tem um preço.
         Mas nada como o lar da gente, a casa, as coisinhas, CDs, travesseiros, o pijama velho e batido que não se consegue por fora nunca...
          Sentir  a alegría, quando encontra no meio da bagunça, as coisas pessoais que depois de um tempo, você nem lembrava que tinha,  é a felicidade,  que está nas pequenas coisas que juntas ficam gigantes e se apresentam a cada instante.
          Aiiiiiiiiii....... que  coisa bem boa encontrar a Caixa com os prendedores de cabelo, o chinelo de pano, os livros, bloco de anotações, fotos...sim!!! Fotos que não via a anos (nem tantos...rsrsrs faz 2 que mudei do Brasil para Espanha) que ficam no álbum esquecidos na estante.
          A primeira caixa que abri foi a da cozinha para encontrar a cuia, erva, térmica. Fiz um chimarrão...
        Tché!!! Um mate sabe ser bom,  na China então, fica com um gostinho ...hummmm!!!
       As coisas por aquí estão se resolvendo, com muita mímica aos poucos tudo vai indo pro seu lugar.
        A emoção de ser entendida, sempre dá aquela alegría de ver o resultado do esforço. Como uma simples frase no taxi, quando ele olha e ri com aquela cara surpresa de "tu fala mandarim?" Penso que deve ser assim quando criança,  falamos as primeiras palavras e nossos país nos entendem. 
       Muita emoção, um turbilhão de sentimentos que afloram a cada mínuscula conquista. A comida que veio certa, o preço que foi dito e eu entendí, coisas simples da vida que na rotina passam despercebidas mas que tem um valor inestimável.
     Já disse aquí antes que os chineses são muito prestativos e interessados em ajudar no que for possível e para eles o impossível sempre dá, eles tem uma lógica diferente, se é que tem lógica, não sei, tenho minhas dúvidas, mas o que importa  é que tentam, fazem, buscam, querem fazer as coisas que lhes foi pedido.
 

     Nosso apto fica em um condominio e o caminhão não pode entrar, então após eu confirmar que estava lacrado o conteiner, uma equipe de 12 pessoas descarregaram.


 
       
         Com essa quantidade de gente trabalhando, em 3hs entregaram tudo, montaram os móveis, eles só abrem as caixas que eu autorizava, se eu não quería que abrisse eles deixavam de lado. São bem curiosos e querem ver e saber o que é!!!
 
            Essa é a vista do nosso apto, nessas casa típicas aí em baixo acontecem encontros de Tai Chi Chuan, são grupos diferentes em cada lugar, pontualmente as 8hs e as 20hs inicia uma musiquinha agradável,  o vento tras junto o barulho que faz o movimento rápido e forte dos leques. Já estou me organizando para começar a fazer!
          Curiosidades: O normal é a  cozinha dos aptos serem minúsculas (eles tem o hábito de comer fora) eu procurei um apto com cozinha grande e consegui. O fogão é a gás e tem duas bocas (as vezes tem só uma) não tem lavandería (a máquina fica na cozinha) tanque de roupa? Nem sabem que existe. O Varal é uma estrutura com cabides. Todos os aptos tem um bebedor elétrico e a torneirinha vermelha sai agua quente, não é morna nem ambiente...quente! Para o chá!!!
           As contas de água, luz e gás funcionam da seguinte maneira, recebemos uma caderneta (tipo a de poupança de antiguamente) você deposita um dinheiro e a cada dois meses os valores são descontados e aparece o saldo. Vai no Caixa eletrônico do banco, coloca a caderneta ali no espaço indicado, a máquina recolhe, registra tudo e devolve. Simples e fácil.
           E assim vamos vivendo com as diferenças e aprendendo com elas!!!
                         
 

 
 
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fashion Week de China!


           Sentir-se livre para ser o que se é, ir e vir sem se importar com o que pensam de você, usar o que te dá na veneta.
         Arrotar em público ou na tua cara mesmo (já conteceu comigo...jejeje) catarrar, cuspir e outros hábitos que para nós acidentais está longe de ser normal, aquí ocorre diariamente, e mais te vale que você esteja atento,  pois pode que a mira dele não seja das melhores e acabe te acertando.
 





 


 
          A China é isso também, e nem pense em tentar educar esse povo, são bilhões de pessoas e o estranho aquí é você. Por isso, eu ando na rua bastante atenta e me divirto com que presencio. Dou minhas risadas, observo, aprendo que cada um é de um jeito, com seus valores, ideais e educação.





                                                  
        Sabendo disso,  entendo esse gosto por roupas que misturam tudo o que existe, é a vontade de usar tudo de uma vez, aproveitar a oportunidade, curtir o momento, é viver intensamente essa nova realidade que para nossos olhos torna a roupa bastante carregada. É renda com lantejoulas, brilhos, laços, pérolas e babados.
         Mas o que eu mais gosto  e admiro nisso é que elas usam e não estão nem aí pro que os outros pensam. Abusam, andam e desfilam com suas roupas diferentes, seus corpos delicados e magros, pele branca e uma delicadeza invejável.






                 Segundo o banco mundial a China tirou da miséria 400 milhões de pessoas da pobresa nos últimos 30 anos. Pesquisas mostram que a China evoluiu mais em 20 anos do que a europa em dois séculos. Com essa evoluçao e crescimento acelerado eles tem mais acesso a coisas simples, que para nós parece "velho" para eles é novo. É uma sede e um desejo de ter conforto, apartamentos , eletrodomésticos e roupas que nunca antes se imaginava existir e muito menos ter.
 
 
 





 





 
     
 
 
            Todas as fotos foram tiradas durante o dia, um dia normal de semana. Não é festa nem casamento.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 

 


 


 





 


 




















































 

 
 

domingo, 20 de outubro de 2013

Afinal, o que eu como todos os dias?


Como diz Marcos Lombello: " Não estou aquí nem para defender nem para criticar quero simplesmente mostrar a China como ela é sem retoques"


                    O que realmente eu como aquí no meu dia à dia? Aquí tem de tudo,  eu gosto de aproveitar o que cada país tem de bom. A China é rica em frutas e verduras frescas, as famosas maças fuji são daqui, doces, suculentas e fresquinhas, não viajam muito para chegar na minha mesa.
                 Champignon frescos por aquí são baratíssimos, eu vi mais de vinte tipos, dos mais raros aos mais simples, limpos em bandeijas na prateleira do supermercardo.
                Morangas, aboboras, beringelas - sim com "s" porque aquí existem 3 tipos - a mais comum que é a roxa, depois vem uma branca/roxa e a branca, cada uma com um gosto melhor que a outra.
               E as melancias que existem,  mais de seis tipos, pequeñas, grandes, cascas verde escura, verde clara, quase branca e todas doces, vermelhas e crocantes. Goiaba branca, banana, abacaxi, jaca, melão, pessego, ameixa, pêra...
              Vagens, folhas verdes, cenoura, tomate, pepinos, milho, algas...
              Arroz, esse assunto rende um post, mas falarei um pouco aquí, mil tipos, cores e tamanhos, integral, branco, preto, vermelho, gordinho, magrinho, curto e comprido...
             
              Comida típica em um restaurante simples na rua,  um prato de noodles (massa com vegetais, ou carne ou frango) custa em média 15RMB, em reais R$6,oo e se come bem, comida feita na hora - com vegetais frescos. Se preferir arroz frito, também tem opção de ser com vegetais (cenoura, vagem, champignon, brócolis, tofu...) carne, frango ou peixe.

             Quando vamos a um restaurante (típico chines para estrangeiros) o atendimento é diferenciado e cheio de luxinhos - entregam toalhas quentes para voce limpar as mão, lava-se os pratinhos, palitos, copos e colher de porcelana com chá quente antes de usá-los.
           Tem uma quantidade enorme de pessoas te atendendo. Pode escolher uma sala reservada com banheiro (ocidental) e ar condicionado.  Vamos   com um grupo de amigos (eles falam um mandarim de dar inveja a qualquer um) e são eles que pedem,  varios tipos de  pratos para que todos possam desgustar e comer o que preferir,  em media custa 100RMB por pessoa,  R$40,00 - isso inclui ótima comida, bebida a vontade - alguns pedem cerveja, outros água, coca cola ou chá. Chines não come sobremesa mas oferecem frutas e iogurte - sem açucar.

                  Este restaurante da foto acima é árabe chines e os pratos que foram pedidos são: sopa (1º no meio sa foto) para a esquerda: beringelas em tiras com molho - deliciosa!!!! Pão com gergelim feito na hora (o local onde se faz o pão fica em uma vitrine para mostrar a técnica ao cliente),  repolho refogado com pimenta - muito saboroso, aipo com champignon, cebolas com baicon, pasteis de carne de cordeiro; salada verde com um vinagre meio doce - divino e arroz. No centro tem espetinhos de carne de codeiro. Um almoço dos Deuzes!!!
 


                Hoje, depois de uma longa  caminhada (2hs) pelas montanhas de Zhuhai, fomos a um restaurante chines de comida  típica de Shangai. Sempre que o convite vem da Edurne e sua familia (amiga española que fala muitooooo bem o mandarim) a fartura e deliciosa comida está garantida.  No prato tinha: espinafres com alho, bambú com salsinha e arroz com brócolis! No copo, suco de melância.

                                            Espinafre com alho.

Champignon ao centro com uma verdura cozida.

 Peixe ao molho doce com camarão, ervilhas e pinholes!
 
 
        
                
Lula frita com pimentão.
 
            Esse almoço custou 60RMB por pessoa - R$24,00 coloquei os valores de dois almoços diferentes que tivemos nesse fim de semana, para vocês terem uma idéia do que comemos e qual o custo de vida aquí.
            Quem tiver alguma curiosidade ou sugestão de assunto pode escrever pedindo, se eu souber algo escrevo.
 
 
 
Aquí a prateleira de champignon do super.
 
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O que vai ter pra comer?


           "Comem tudo o que voa e não é avião, o que tem pernas e não é mesa, o que se arrastra e não é trem, o que está na água e não é navio"
 
               
               
               A China teve os "Três duros anos" ou a "Grande Fome Chinesa" que ocorreu em 1958 a 1961. Péssimas políticas econômicas causaram fome em massa resultando em milhões de mortes.                  
              Desde a década de 1980, os oficiais chineses reconhecem a importância dos erros políticos que causaram o desastre, alegando que este foi causado por 35% problemas naturais (secas e enchentes)  e 65% por ingerência. Foi com o intuito de crescer económicamente que a agricultura foi organizada em comunidades e o cultivo de terra privado foi proibido.
           Reduziram  os incentivos para os camponeses trabalharem corretamente. A produção de ferro e aço foram determinadas como a  chave para o progresso económico.  Milhões de camponeses deixaram o campo para trabalhar nas fábricas..
          Nesse período dimiuíram as plantações e consequentemente não tiveram  colheita. O alimento  era escasso e se calcula que morreram de 20 a 50 milhões de pessoas de fome. Os dados são imprecisos pois o governo tenta mante-los confidenciais.
         Com fome qualquer pessoa comería o que anda, voa e nada. Isso explica grande parte da cultura e habitos desse povo.
 
 
         Vai um espetinho de gato aí?? Assado na brasa na carrocinha da esquina é o que mais  tem no Brasil, mas se você não gosta de carne de gato, aquí na China, isso não é um problema pois tem para todos os gostos. Tem espetinho de víceras (de todos os bichos) espetinho de folhas de soja, cabeça de pato, pés de galinha, intestino de galinha...
 
                         As Tartaruga, me disse uma amiga, está proibido vender e é considerado crime. Mas tem em todos os supermercados, feiras e na rua para quem quiser levar, cozinhar, comer e provar.
 
 
 
 
Carne de crocodilo ou  jacaré?  Os jacarés têm focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Os crocodilos possuem, nas escamas do ventre, os chamados poros glandulares - jacarés não tem. Os crocodilos tem um dente exposto meso com a boca fechada e os jacarés não. O que importa é que a carne está fresquinha!

 



               Esses dois estavam com uma cara tão feia que até dá medo de levar para casa e passar mal!!




 


               Existem mercado em cada bairro onde os animais sao vendidos frescos e vivos, voce escolhe e eles matam e limpam para você. A energía elétrica aquí sempre foi um luxo entao se mantém o bicho vivo para garantir ao cliente de que a carne que estas levando é fresca. Isso explica essa maneira tão diferente de vender a carne.
              Os grandes supermercados também oferecem os animais vivos, em geral a parte de peixes e frutos do mar.
 
            
           
 

 

 

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vamos cortar o cabelo?

Amoooooo viajar...
 
"Viagens são fatais ao preconceito, à discriminação, à visão estreita e muitos do nosso povo precisam terrivelmente de viagens, por causa disso. Uma visão ampla, integral e caridosa das pessoas e das coisas não pode ser adquirida vegetando num cantinho do planeta durante a vida inteira" (Mark Twain)
 

              Por essas e por outras milhões de pequenas coisas, diferentes, que acontecem todos os días é que amo viajar e morar em outro país.
              Mudança é difícil sim, mesmo que seja, mudar de uma casa a outra que fica logo alí na esquina. Junto com ela vem as adaptações, inseguranças e o desconhecido que estávamos acostumados, a zona de conforto que o próprio nome já diz.
              Conforto é algo acomodado, que já sabemos como funciona, onde está , é um  bem estar que se percebe somente com a sua ausência. É uma segurança, é rotina, é sentir-se de alguma maneira protegido, é ter controle (mesmo que seja a falsa idéia de controle). É ter menos trabalho.
             Cada vez que mudo de país necessito uma dose extra de "coragem" e energía, coragem para enfrentar o novo e energía para começar, mesmo a mais pequena e insignificante das coisas como ir a um salão e cortar o cabelo.
             Será que vão saber corta? Como vão fazer? E se não me entenderem? E se...e se...e se...
             Lá fomos nós com nossos "e se"!!!
             Depois de dois meses que saímos da Espanha,  Edi se via com o cabelo comprido, e decidiu que não quería esperar mais,  fomos a procura de um salão de beleza.
              Uma coisa simples,  como cortar o cabelo.
              O que tem de mais em cortar o cabelo? Nada. Se fosse no Brasil não teria nada de mais, mas estamos na China.
               Aquí em Zhuhai, tem um salão de beleza em cada esquina, os chineses fazem cortes bem modernos e diferentes. Lembra que comentei? Que pintam o cabelo quando começa a ficar branco, sendo assim, imagina a quantidade de chineses, a quantidade de cabelos brancos. Isso é igual a muitos salões de beleza!
             O que não sabíamos é como seria o procedimento todo...e para nossa coleção de surpresas...jejeje
                                  
                 Normalmente os salões são enormes, com três fileiras e cada uma com umas dez cadeiras de frente para um espelho, cada lado tem sua especialidade, um só lava, outro só corta, outro só faz escova e assim você fica trocando de cadeira e de profissional conforme o serviço que será feito.
 
 
               Inicia colocando champo na  cabeça, ainda seca, e aos poucos vai pingando algumas gotinhas de água (que tem na garrafa em frente ao espelho) e começa a fazer uma massagem. Os chineses fazem muitas massagens.
               Você vai no salão para fazer a unha, cortar o cabelo, e tem uma cardápio de tipos e preços diferentes de massagens.
               Tem uma massagem  só para a mão, outra para os pés ou para os braços, uma massagem para cada parte do corpo, tem varios pacotes que você pode especificar a região ou fazer de corpo inteiro. Vai do gosto do cliente.
             Com esses movimentos delicados, suaves e com pressão em alguns pontos específicos ela fica mostrando suas técnicas e experiências de como fazer alguém dormir em alguns minutos...sim, meu marido rápidamente pegou no sono (mais tarde me confessou que só vai cortar o cabelo se eu for junto pois precisa de alguém que  cuide dele enquanto dorme.)
                                     
                  E para garantir o sono do cliente,  o mesmo é levado a um lavatorio que é uma cama.  Claro que, nessa cama,  o Edi não entra pois seu tamanho, para o padrão dos chineses, é exageradamente alto, em cada pequeno movimentos que ele fazia as cabeças pequenas de cada chines que alí se encontravam se moviam com ele, todos olhando com olhos bem abertos para não perderem se quer um detalhe do que viam. Um homem alto, loiro e de olhos verdes. Existe homem de olhos verdes? Para eles tudo isso é novo e diferente.       
               Esse é um dos motivos pelo qual eles passam todo o tempo olhando e tirando fotos dele na rua. 

 
 
               Depois de todo esse ritual, tanto cuidado, carinho, respeito e dedicação vem outra moça e faz o corte. Volta a mesma moça da massagem para lavar o cabelo novamente  na cama-lavatorio e finaliza secando o cabelo.
              Tudo isso pelo preço de 40RMB que seriam R$15,00
 
 
 
                                      
 

 
 
 

 
 
Cliente mais que satisfeito.
Pode escolher sem massagem, mas quem não gosta de um relex desses?
Na próxima vez vou eu e contarei, caso tenha alguma novidade!!!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

C O M I D A !!!!




"A COMIDA É UMA DAS MANEIRAS DE ENTENDER A CULTURA DE UM POVO"

               Eu não sei de quem é essa frase, escutei uma vez e gostei tanto que concordo. Em cada país que vou,  procuro aquelas barraquinhas de rua, vou ao supermercado e frequento as típicas feirinhas que sempre tem em tudo que é país.
              Conhecer e tentar entender um pouquinho dos hábitos do lugar que escolhi visitar são alguns dos meus objetivos e com isso encaro alguns desafíos, mas nem sempre a opção escolhida é uma delicia, as vezes é difícil mesmo "tragar" e em outras prefiro ficar só no "experimentar"...hehehe quase um "faz de conta", para não dizer que não tentei.

                                                     Na Holanda se come peixe cru!

O arrenque é um peixe marinho que é comido cru, em geral acompanhado de cebolas e picles. Os mais típicos comem o treco semi-inteiro (eles tiram a  cabeça e limpam o peixe, mas ele está em um pedaço só), segurando pela cauda e segurando o bichinho acima da cabeça como eu fiz!
       
                                                            
                                                         Cachorro quente em Nova York.
                     O primeiro hot dog nasceu em Nova York pelas mãos do alemão Charles Feltman, que começou a vender o lanche em carrinhos nas praias de Coney Island (Brooklyn) em 1867.



              Na Alemanha...hummmm!!!! Tem mais de 1500 tipos diferentes de salsichas, o que não pode esquecer é de chupar os dedos depois de comer!



Na Finlandia o pão de centeio Reikäleipä (pão com furo) era secado nos telhados das cozinhas para serem armazenados para o consumo durante todo o inverno.

Essa foto eu adoro, e o polvo fritinho também.
                           Na Espanha  o " Marisqueiro"  é um restaurante famosos e muito frequentado.



E AQUI NA  CHINA?????

A China é muito grande e clarooo que tem muitas variedades e tipos de comidas e isso vai render muitos posts, mas hoje quero trazer uma comidinha em especial:


                                   PÉS DE GALINHA


 Existem muitos tipos de pés de galinha no supermercado: naturais, no vácuo, em conserva, desidratada, defumada...e por aí vai.
 Uma amiga chinesa me disse que aquí essa iguaria, sim, aquí é consumido como um "manjar",  é muito apreciado principalmente pelas mulheres pois os pés da galinha contém pouca gordura e muito colágeno.





          Existe um cuidado e interesse de manter a pele e a aparência,  em ótimo estado.
         Parecer velho para eles é sinal de fraqueza, os homens pintam o cabelo até a hora de se aposentar, antes disso estão todos de cabelos escuros.
         Ter uma pele clara é estatus, por isso elas são tão cuidadosas e andam pelas ruas com sombrinhas e roupas que cobrem a maior parte do corpo. O que é tão diferente no Brasil, nem bem começa a primavera e as estéticas estão abarrotadas de gente querendo estar "negra" até o verão, corpos dourados e  branzeado para uns o sonho de consumo e para outros quase uma "vergonha" a mesma coisa com significados tão diferentes.
          Ter pele escura aquí na China indica que você é um operário e portanto de clase social  mais baixa (pegar sol o dia todo trabalhando no campo ou em serviços de rua como obras, limpezas, construções) se você é "clarinho" significa que trabalha em um lugar fechado (não pega sol) escritorio, lojas, shopping e para isso, você deve ter estudado e consequentemente ganha um pouco mais. (Está maneira de pensar vem do Confucionismo que falarei em outro post.)
       E são com esses valores e idéias que eles acreditam que o consumo de alguns alimentos  favorecem digamos assim... a "conservação" da pele no melhor estado possível.
 
 
 
A sopa feita com essa galinha preta é um verdadeiro "luxo" e saborosa também, é pura saúde para as mulheres!
 
 
 
Quando entramos na fase adulta ( a partir dos 30 anos) nosso organismo diminui a produção de colágeno que é um componente proteico responsável por manter as células da pele, cartilagem e ossos  unidas.  Apartir dessa idade,  é na pele que fica mais visível a diminuição da elasticidade e o aparecimento de rugas. Além de evitarem o sol ao máximo possível e aplicar muitos produtos e máscaras faciais (esse assunto farei outro post) elas consomem os pés de galinhas.
 


         Confesso que tentei comer, mas o cheiro e a quantidade de pimenta que tem nesse pé de galinha (isso que escolhi um sem pimenta)  foi impossível!!!!!!!
       Depois de tirar as fotos, deixei o pacote das patinhas dentro de uma sacola e entreguei para a camareira que ficou mais que feliz, me perguntando se realmente eu não quería!!!
 
      Pode ficar e seja feliz com as patinhas, eu ainda prefiro ficar com meus "pés de galinhas" do que ter que comê-los para parecer mais jovem.