sexta-feira, 20 de setembro de 2013

IDIOMA...

                   Os momentos e oportunidades que tenho de conviver com a tia Haydée são únicos e inesquecíveis, lembro dela contando sobre suas viagens e uma vez me disse "A mímica é o idioma universal" e por fim, aqui estou eu confirmando essa verdade. A mímica funciona muito bem. Algumas frases eu sei falar em mandarim e a cada dia vou aprendendo outras, mas na hora que realmente necessito, o que mais ajuda é a mímica.
                   Os taxis aquí são verde e amarelos, são carros bem, mas beeemmmm antigos, alguns mais conservados que outros. Taxi em Zhuhai é barato, muitooo barato... Aprendi que é preciso ter sempre o cartão de visita do lugar onde eu quero ir, acenar com o cartão na mão ajuda com que ele pare e aceite te levar.
                  Os chineses são bastante tímidos, envergonhados e humildes, outro dia quando peguei o taxi e mostrei o cartão do hotel ele aceitou me levar, deu umas voltas e eu percebi que não estávamos indo na direção correta, mostrei o cartão novamente e ele percebeu que tinha visto o endereço errado, ficou falando sozinho (acho que era pedido de desculpas...rsrsrs vai saber!!!) cancelou o taxímetro, voltou pro lugar de saída e então marcou o taxímetro novamente. Ao chegar no hotel me mostrava com mímica que não tinha visto bem, em sua atitude percebi que tinha ficado bastante chateado.

Para andar de taxi a maneira mais fácil é você ter o cartão de visita do lugar onde quer ir.

                  Dentro do taxi pensei: que coisa engraçada, você (taxista) não entende nada do que eu digo, eu escuto suas frases e não tenho a mínima idéia do que você está tentando dizer e ao mesmo tempo, por menor tempo que seja, temos uma relação. Eu preciso dos seus serviços e confio de que vais me levar pro lugar que quero ir e você necessita de mim para ganhar o seu sustento e a gente vai se entendendo com mímicas.
 
                     O inlgês ajuda um pouco, se tiver sorte encontra um taxi que fala alguma coisa, outro dia peguei um que falava muitoooo bem, e me contou que aprendeu sozinho, lendo, estudando e escutando. Nessa hora penso: O poder que tem "o querer" na vida de uma pessoa.
A foto de uma bibicleta onde está adaptada a sombrinha.

                     Aquí em Zhuhai - China - existem os taxis autorizados, são de cor verde e amarelo. Existem os taxis falsos, são pessoas com seus carros na rua e te levam onde você quiser...mas o preço deve ser combinado antes ou você pode ter uma surpresa nada agradável. Eles chegam a cobrar 10x mais que o valor normal. E tem as motos, como essa da foto - sim...pode subir na moto quantos couberem! Vi uma moto que levava 5 pessoas...acredite, se eu conseguir uma foto, mostro aquí. Também tem uma moto com "toldo" isso mesmo, é um guarda-chuva que de um lado é esticado como um toldo que cobre toda a moto, diferente!

                 Os taxis também aceitam quantos couberem....rsrsrs estamos entre 5, mais o motorista,  cinto de segurança só na frente e exigem que você coloque.  Vou te contar, andar de taxi e na rua ....uiiiiiiiiii é uma verdadeira aventura esse trânsito, andam na contra mão, a faixa de pedestre existe mas não serve para nada e como todos andam na contra mão é importante aprender que deve sempre olhar para os dois lados, o tempo todo quando vai atravessar a rua, vem bicicleta, moto, monareta...tem de tudo e de tudo que é lado...uma verdadeira aventura!!!

5 comentários:

Daniela Basso disse...

Feliz por você estar se virando tão bem. A mímica ajuda mto no começo mesmo e pra essa italiana que fala super bem com a mão haha, nda mal!
E esse caos no transito!!! :O ow my good hehe (nao sei escrever em mandarin).
Amaaaando seus posts! Bjao!!!

Anônimo disse...

Hshahaha Só imagino a aventura. Dani

Anônimo disse...

Raque muito legal tudo issooo...nossa que aula interessante......que legal vc estar vivendo tudo isso......showwww!!!!
Bjus Rigel

Ana Caetano disse...

agora eu sei como postar os comentarios.to adorando ler o teu blog.

Anônimo disse...

poxa nao consigo postar um comentario!