Eu não estive em um casamento aquí na China, o que escrevo é apenas o que eu vi e o que me contaram. O romantismo está no ar, os olhares apaixonados, sorrisos largos e muitas fotos. Com destaque especial para o photoshop. Afinal casamento é casamento em qualquer lugar do mundo.
As lojas de fotografía estão por todo lado, oferecendo pacotes inteiros com fotos, painel, quadro, banner de todos os tamanhos, modelos e cores.
O que sei é que casamento aquí é um negócio, e muito sério, casa-se por dinheiro, pelo modelo do carro, pelo valor do seu salário e a quantia que você tem no banco. Isso mesmo, pouco se ouve falar, mas na China o amor está longe de ser o primeiro passo para escolher com quem você quer viver o resto de sua vida. Sei que o assunto é tratado "reto e direto" pela interessada, faz perguntas sem qualquer constrangimento.
Depois de achar um "endinheirado" é hora de fazer o book ou o albúm de fotografia para recordações. Passei em frente a uma dessas lojas, vi uma foto que a noiva estáva apenas com a roupa íntima e véu, me perguntava qual seria o propósito daquela foto? Mostrar aos amigos do marido? As amigas? Pindurar na sala de jantar para que todos vejam a roupa íntima? Ou para, daqui alguns anos olhar e pensar como era jovem e magra? Aquí as coisas não fazem e não tem o mesmo sentido que no ocidente.
Aquí os books são feitos meses antes do casamento, na data marcada acontece uma carriata, carros decorados com laços e flores e uma festa onde já estarão expostas as fotos e os cartazes gigantes decorando a entrada e o salão.
As fotos são realizadas nos principais pontos turísticos da cidade, os noivos saem vestidos com seus trages brancos e tênis, sim tênis porque não há amor que rezista a tanto sofrimentos de andar encima de sapatos de salto com ponta fina por um dia inteiro em parques, jardins e museus.
Calor de 30Cº com sol escaldante, eles com seus trages passeando pelas ruas escolhendo o melhor lugar para guardar de recordações o dia tão especial.
Um frio de -30Cº em Harbin e eles sorrindo para câmera.
Uma diferença um tanto curiosa é a roupa com que os convidados vão a festa.
Logo que cheguei na China, a festa foi no hotel onde estava hospedada. A escadaria do hotel era um luxo, com voal, flores, velas tudo lindo e impecável com o baner gigante, fotos dos noivos. por todos os lados.
Começam a entrar os convidados e para minha surpresa usavam a roupa do trabalho mesmo, uniforme, calça de abrigo, camiseta de malha, chinelo, tênis. Aquí nem os noivos nem os convidados se importam com a roupa, mas ficam muito agradecidos e felizes com apresença de todos.
3 comentários:
Sensacional a visão deles acerca do casamento. A mim não agrada.
Postar um comentário