terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ano Novo Chines


Wikipedia: O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.1
As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário occidental.
O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco.


 

 


 

 

Fogos de artifício

Na China antiga caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos. Cada "panchão" é envolto em papel vermelho, já que o vermelho é considerado auspicioso, com pólvora no seu interior. Por serem dezenas ou centenas, e estarem unidos pelo barbante, assim que aceso, o panchão libera estrondosos sons de estalos, pequenas explosões ensurdecedoras, as quais se acredita que espantarão os espíritos malignos.
Esse momento é levado muito a sério e virou quase como uma competição, são horas e muitas horas de fogos de artficio, um espetáculo um tanto barulhento que dura pelo menos uma semana e fazem isso pela manhã e à noite.



Nessa data as pessoas aproveitam para sair de férias, por isso muitos lugares tem filas como essa aí da foto!!!
 


As árvores de bergamota é um símbolo de fartura e dinheiro, aliás as bergamotas nessa época são maravilhosas, doce, macia e suculenta.

 

 Parques, ruas, restaurantes, hoteis...tudo decorado com muita cor vermelha, amarelo e claro o cavalo
 
 


 

         Até as maças nessa época ganham um enfeite, o que quer dizer cada carácter eu não sei, mas que ficaram bem bonitinhas ficaram né!!!
 

As portas das casas são decoradas com tiras, insensos, laços, frases que eles acreditam que atrai boas energías!
 



 

Envelopes vermelhos - 红包, hóng bào en mandarín

 Tradicionalmente, são dados durante a celebração do ano-novo chinês, de casais ou dos mais velhos para os mais jovens solteiros. É muito comum que adultos e jovens casais deem envelopes vermelhos para crianças.
 Os envelopes vermelhos geralmente contém dinheiro, em quantias que variam de alguns reais até valores de centenas de reais.
Números ímpares e pares são determinados pelo primeiro dígito ao invés do último. Trinta e cinco, por exemplo, é um número ímpar, portanto apropriado para cerimônias funerais. Entretanto, é comum e aceitável que se dê envelopes vermelhos utilizando um única nota - de 10(4reais) ou 50 yauns (20 reais). É costumeiro que notas sejam dadas totalmente novas. Tudo relacionado ao ano-novo chinês deverá ser novo, visando atrair sorte e fortuna.
Os envelopes vermelhos são geralmente dados por casais casados às crianças mais jovens da família. De acordo com o costume, as crianças desejam aos mais velhos feliz ano-novo, felicidade, saúde e boa sorte antes de aceitarem os envelopes. Os envelopes então são mantidos fechados sob o travesseiro durante sete dias após o ano-novo chinês, porque dormir sobre o envelope simboliza boa sorte e fortuna.



 

 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dumpling e Ano Novo Chines

 Ano Novo Chines: tradicionalmente as familias se reunem para comemorar com um almoço onde, as muheres se juntam e fazem dumplings.    
 Dumpling nada mais é que  um pedaço de massa (que pode ser feita de farinha de trigo ou arroz, batata, mandioca ou milho)  pode ser recheado ou não, com isso temos dumplings espalhados em todos os cantos do mundo, cada lugar com suas características e preferências.
    Aqui os dumplings são muito comuns e deliciosos, feitos de uma massa de farinha de arroz, muito fina que quase parece um papel de seda, transparente.
    O recheio pode ter vários tipos de carne picada de porco, frango, camarão ou misturado. Acrescenta um verde que parece uma cebolinha mas que eles chamam de couve chinesa (não é a couve chinesa que conhecemos no Brasil) mistura com um tipo de champignon, ovo e molho de soja.
    Recheia as massinhas, fecha apertando as bordas, cozinha em água fervida, no vapor ou frito.
    Come-se acompanhado de uma mistura de molho de soja, alho, vinagre, azeite, mostarda e pimenta para quem gosta ou  sozinho tipo sopa.

  Restaurante típico de dumpling: pode ter mais de 50 tipos diferentes de recheio.
 Aqui temos uma salada de batata em fios, brócolis, um dumpling cozido e um frito (pode ser frito tipo pastel e outros só na chapa)
Wu, a professora de Tai Chi, me convidou para jantar em sua casa, dumpling  feito por ela. Uma delicia, além do jantar, fez duas generosas porções que levei para casa. Querida!!!

 
É conhecido por dumpligs em varios países, mas em outros tantos a técnica e receita é a mesma mas muda o nome.
 * Brasil: é o ravioli ou capeleti (inclusive pastel e risoles são clasificados como dumpling.
*Itália: ravioli / tortellin ou inhoque
* Inglaterra: são feitos com fermento
* Noruega: potetball
* Russia: pelmeni
*Chile: pantrucas
* Nepal e Tibet: momo
*India: existem 7 diferentes nomes
*Indonésia: siomay
*Corea: mandu
 
              Bom apetite!!!