sexta-feira, 20 de setembro de 2013

IDIOMA...

                   Os momentos e oportunidades que tenho de conviver com a tia Haydée são únicos e inesquecíveis, lembro dela contando sobre suas viagens e uma vez me disse "A mímica é o idioma universal" e por fim, aqui estou eu confirmando essa verdade. A mímica funciona muito bem. Algumas frases eu sei falar em mandarim e a cada dia vou aprendendo outras, mas na hora que realmente necessito, o que mais ajuda é a mímica.
                   Os taxis aquí são verde e amarelos, são carros bem, mas beeemmmm antigos, alguns mais conservados que outros. Taxi em Zhuhai é barato, muitooo barato... Aprendi que é preciso ter sempre o cartão de visita do lugar onde eu quero ir, acenar com o cartão na mão ajuda com que ele pare e aceite te levar.
                  Os chineses são bastante tímidos, envergonhados e humildes, outro dia quando peguei o taxi e mostrei o cartão do hotel ele aceitou me levar, deu umas voltas e eu percebi que não estávamos indo na direção correta, mostrei o cartão novamente e ele percebeu que tinha visto o endereço errado, ficou falando sozinho (acho que era pedido de desculpas...rsrsrs vai saber!!!) cancelou o taxímetro, voltou pro lugar de saída e então marcou o taxímetro novamente. Ao chegar no hotel me mostrava com mímica que não tinha visto bem, em sua atitude percebi que tinha ficado bastante chateado.

Para andar de taxi a maneira mais fácil é você ter o cartão de visita do lugar onde quer ir.

                  Dentro do taxi pensei: que coisa engraçada, você (taxista) não entende nada do que eu digo, eu escuto suas frases e não tenho a mínima idéia do que você está tentando dizer e ao mesmo tempo, por menor tempo que seja, temos uma relação. Eu preciso dos seus serviços e confio de que vais me levar pro lugar que quero ir e você necessita de mim para ganhar o seu sustento e a gente vai se entendendo com mímicas.
 
                     O inlgês ajuda um pouco, se tiver sorte encontra um taxi que fala alguma coisa, outro dia peguei um que falava muitoooo bem, e me contou que aprendeu sozinho, lendo, estudando e escutando. Nessa hora penso: O poder que tem "o querer" na vida de uma pessoa.
A foto de uma bibicleta onde está adaptada a sombrinha.

                     Aquí em Zhuhai - China - existem os taxis autorizados, são de cor verde e amarelo. Existem os taxis falsos, são pessoas com seus carros na rua e te levam onde você quiser...mas o preço deve ser combinado antes ou você pode ter uma surpresa nada agradável. Eles chegam a cobrar 10x mais que o valor normal. E tem as motos, como essa da foto - sim...pode subir na moto quantos couberem! Vi uma moto que levava 5 pessoas...acredite, se eu conseguir uma foto, mostro aquí. Também tem uma moto com "toldo" isso mesmo, é um guarda-chuva que de um lado é esticado como um toldo que cobre toda a moto, diferente!

                 Os taxis também aceitam quantos couberem....rsrsrs estamos entre 5, mais o motorista,  cinto de segurança só na frente e exigem que você coloque.  Vou te contar, andar de taxi e na rua ....uiiiiiiiiii é uma verdadeira aventura esse trânsito, andam na contra mão, a faixa de pedestre existe mas não serve para nada e como todos andam na contra mão é importante aprender que deve sempre olhar para os dois lados, o tempo todo quando vai atravessar a rua, vem bicicleta, moto, monareta...tem de tudo e de tudo que é lado...uma verdadeira aventura!!!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Festival de meio do Outono ou Festival da Lua



           Desde o dia em que chegamos aqui no hotel (+ou-20dias) ocorre um movimento estranho que acontece durante todo o dia,  montaram um balcão na recepção onde tem caixas e caixas com sacolas vermelhas parecendo presentes. As pessoas entram no hotel se direcionam a este balcão, entregam um cartão e recebem sua sacola com seu presente. Impossível saber a quantidade de gente que entra todos os dias mas é muitaaaa gente. Minha curiosidade atiça...
      O que será isso?
    Por qual motivo as pessoas ganham isso?
      É de comer?
 
     Um dia desses entra o Edi no quarto com a sacolinha...rsrsrsr para a minha alegría!!! Ganhamos um presente em comemoração ao Festival da Lua.
 
    O Festival da Lua é comemorado a mais de 2 mil anos e é uma celebração popular na Ásia. É realizado no dia 15 de o oitavo mês do calendário chinês que é em setembro ou inicio de outubro no caledário gregoriano, perto do equinócio de outono (ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo).  No hemisfério Sul marca o início da primavera e no hemisfério Norte marca o início do    Outono. Esse é o momento ideal de quando a lua está cheia e em seu maior esplendor para comemorar a colheita do verão.
 

Os chineses comemoram a abundância e a união. Conhecido como Yue Bing ou Bolo Lunar. Essa especialidade chinesa pode ser doce ou salgada, é recheada com carne, ovo,   moranga ou doce. Tem muitos tipos, formatos, sabores e tamanhos. No super existe uns que são gigantes.
Os bolos tem formato redondo ou retangurlar aredondado que significa uniao.


Bolo Lunar ou Torta da Lua -
Vem dentro de uma Caixa linda e decorada.


                O dia do Festival da Lua foi determinado feriado nacional aquí na China e esse ano cai na próxima quinta feira dia 19 de setembro.

domingo, 15 de setembro de 2013

Kit sobrevivência!

1º- Guarda chuva
2º Toalha de rosto
3º Bota "sete léguas"
4º Havaianas



    Lembro que quando criança olhava na rua as "vovozinhas" andando de guarda-chuva  em dia de sol, achava aquilo muitoooo engraçado.
    Mas aquí em Zhuhai nao tem nada de engraçado, o que tem é muita gente de guarda chuva andando pela rua para se proteger do sol ...e que sol. Eu comprei uma sombrinha no primeiro dia e nao saio sem ela, ítem obrigatório. O uso é diario desse objeto tao útil, quando nao uso para me proteger do sol uso para a chuva.


Os trabalhadores que limpam as ruas se cobrem inteiros para não pegar sol.

Muito utilizado para se proteger do sol sao as roupas, se a blusa é de manga curta eles colocam uma extensao nos braços, mesmo com o calor usam calça comprida e aquele chapéu em forma de cone (como na foto). Algumas  bicicletas também tem uma adaptaçao no guidom onde coloca a sombrinha.


   Além da sombrinha levo junto uma toalinha de algodao para secar o suor, sim...se sua e muito, passado 10 minutos na rua é suficiente para usar a toalinha.
   Zhuhai é uma cidade úmida, quente e chove muito mas nada que um kit sobrevivencia nao resolva.
   Sombrinhas por aquí tem de todas as cores, modelos e tamanhos, com brilho, rendas e bordados.      
   Percebi que elas fazem parte do visual, conforme o modelo da roupa se usa um modelo de sombrinha.
As botas de chuva fazem verdadeiros desfiles, tem de  todas as cores, estampas e acredite modelos...sim modelos - formato de sapato, tenis (com cadarço, fitas, solados diferentes e assim por diante. (fico devendo as fotos).
   O sonho de qualquer chinesa por aquí é ter uma havaiana - peça indispensável - e se for original entao, a felicidade está estampada. Dei uma de presente para a moça que nos ajudou a olhar apartamentos, ela ficou mais que agradecida.