segunda-feira, 21 de julho de 2014

Se eu falo mandarim???

  Todos me perguntam, e aí? Já consegue falar mandarim?
                   


  Em 10 meses morando aquí e com 50 aulas eu consigo me virar . Lembro como hoje a primeira vez que fomos comer pato a pequim com uma turma de amigos e um deles com seu excelente mandarim faz o pedido todo e ainda fez umas brincadeirinhas com a garçonete, nossaaaa....!!!! Assistia aquela cena com olhar de criança em frente a uma loja de doce. Me via ali, me imaginava falando e pedindo o que quería comer, imaginava sendo entendida e entendendo cada palavra daquelas.
 

 E assim chegou a minha vez de ir ao restaurante e fazer o  pedido. Muito emocionante isso porque, não era só falar, era o tempo da comida vir e ver se realmente fui entendida e  comer exatamente o que imaginei. E quer saber? Consegui!!!
     Uma sensação única, inexplicável, maravilhosaaaaa!!!!!!!!!!!!
     Claro que essa experiência rolou com amigos brasileiros e ninguém falava nada alí, o que facilita um pouco pois quando estou com alguém que fala o mandarim melhor que eu....háháháhá, entra uma vergonha que não abro a boca, fico ali só escutando e treinando o ouvido.
 
                       
 

   Para mim o mandarim é fácil, sim...fácil, deixa eu explicar. O difícil são os acentos diferentes que existem em cada palavra, são 4 ok, a mesma palavra pronunciada de diferente maneira tem diferente significado. Mas depois que voce aprende ela,  usa ela com um contesto, se vc pronunciar errado o que acontece é ouvir boas risadas, e rir é bom...muitooooo bom!!!

    Então é assim que aprendo mais rápido, eu vou lá e tento e se não der, dou boas risadas, vou de novo e aprendo com meu erro. E claro que com isso já recebi carne de porco no lugar de peito de frango. Já recebi uma bola de basquete no lugar de um desconto que tinha pedido e por ai vão mil histórias.
  
                       
  Como tudo na vida, estudar um idioma tem suas barreiras, eu quero vencer cada uma delas. Tem períodos que necessito ter férias, sair por ai com meu caderninho e usar as palavras e frases novas. Preciso falar no dia-a-dia para não esquecer, tem días que volto para casa com a cabeça latejando e cansada de tanto esforço. Isso passa, tudo na vida passa e quando  me dou conta avancei mais um pouco e com esses pequenos fatos vou construindo a felicidade diariamente com tantas conquistas e vivencias novas.

                   
          Mas o que me importa mesmo nisso tudo, é que, o que no primeiro dia parecía impossível, hoje eu consigo. Claro que não dá pra bater um papo cabeça com minhas amigas, falar de amor, política e futebol. Mas aceito convites para tomar um café e  aos poucos entendo mais do que falo, consigo me fazer entender e volto para casa feliz da vida com mais uma conquista, por menor que ela seja, para mim já é gigante.
                 
            
    Tem quem diga que o mandarim só me serve para ser usado aquí mesmo e que em nenhum lugar do mundo vou precisar dele.    Concordo com isso e sei que o inglês que eu aprender (sim...aprender, não falava inglês, agora já falo!!) vai ser ótimo.
 Mas o que conta mesmo é hoje, hoje moro aquí e é aquí que quero conseguir me comunicar, é hoje o que tenho. Amanha??? Eu não sei se vai existir! Não sei para onde vou e quando eu chegar lá, vou pensar no que fazer.
             Agora quero mais é falar o pouco que já aprendi.
                              E ser muito feliz!!!