sexta-feira, 22 de maio de 2015

Tailândia - um paraíso!

Nosso destino foi a Tailândia, pertinho daqui e fácil de chegar. Saimos por Macau, um vôo de 2hs até Bangcoc. Existem muitas opções de turismo por Tailândia, escolhemos conhecer a capital Bangcoc e algumas ilhas. Queriamos sombra e água fresca para descansar e curtir um pouco "sem fazer nada". Chegamos no sábado a tarde a Bangkok, reservamos um hotel dentro do aeroporto para facilitar,   ficar  dois dias na capital. Depois de largar as malas no hotel e preparar a mochila, fomos nos aventurar de ônibus até o centro, e foi uma aventura e vivência espetácular. O ônibus nos lembrou o antigo Rosatur (ônibus da cidade do interior onde moram nossos pais) era carinhosamente apelidado de "Rasga roupa" por suas condições, isso faz uns 22 anos atrás, só que aqui na Tailândia as condições do transporte público não estão evoluidas. O ônibus é sem ar condicionado,(lembra que aqui faz mínima de 30ºC o ano todo) o chão é de madeira e os bancos antigos. O passeio foi pelos arrabaldes até a Rambutri Road, uma ruazinha muito simpatica cheia de lojinhas e restaurantes, bem típica para turistas interessados em comer boa comida tailandesa e fazer compras, foi bem divertido e engraçado.

O dia seguinte contratamos um tour para conhecer o mercado flutuante que fica pra fora da capital - leva 1h e 30 min pra chegar, esse lugar antigamente era apenas um mercado da região por onde chegavam as frutas e verduras em barcos e a população local adquiria ali seus produtos, com o tempo e o turismo, hoje é um lugar que mantém a origem de barcos vendendo frutas mas também apareceram principalmente a comercialização de produtos de todos os tipos, desde roupa, estátuas, sapatos...tudoooo.
 Mas é algo bem interessante, muitos vivem desse comércio, o charme esté onde teu barco para a teu pedido para você ver de perto algum produto, o dificil é que tudo deve ser bem negociado, precisa ter um pouco de "cara" e brigar mesmo, por um preço bom, geralmente eles pedem 50% a mais do que vão te vender. E funciona mesmo, se você não gosta de estar ali "brigando" por um desconto, vai pagar bem caro, apesar de já ter um preço bom.
 O coco vendido com sorvete e a banana na brasa são alguns lanches típicos.
 O passeio no mercado flutuante é imperdível, seguimos para o Grande Palácio onde por muito tempo viveu  a monarquia.
 Existe um interesse, pelas agências,  de te convencer que os templos fecham cedo (descobri que as agências não querem estar muito tempo com você) pelo calor que faz e pela quantidade de gente. Mas os templos estão abertos até as 17:30 e eu não deixei me convencerem de que não daria tempo de ver o Buda Gigante. Realmente vale a pena, aí está ele!
 Os pés são completamente trabalhados. Ele é gigante e muito bonito. Eu gostei muito, tem os que podem achar meio sem graça...kkkk vai de cada um.

A comida na Tailândia é deliciosa, pra quem gosta da mistura de doce com salgado e apimentado então, se apaixona. Os rolinhos primaveras são tipicos por aqui, recheados de camarão ou de vegetais. Eles utilizam bastate curry e especiarias junto com leite de coco.
 Os taxis são baratos, mas é importante você confirmar que o taxista vai fazer valer o taxímetro, se ele não baixar, desce do taxi - se você escolhe ir pela estrada principal terá que pagar os pedágios além do que está no taximetro. Os Tuck - tuck são boas opções para ir perto, mas eles costumam cobrar bem caro  e também é bem importante negociar e ser firme, saber antes mais ou menos quanto custaria. E não se "choque" se a negociação começou com um preço nas alturas e ele fez por 1/3 do preço....kkk por aqui é assim mesmo.
 O que senti é que todos querem se aproveitar dos turistas o tempo todo e os preços sempre começam bem altos. Cansa um pouco essa negociata, mas faz parte da cultura deles.
 No dia seguinte voamos, 1h de avião, pra Krabi e alí ficamos a semana toda, no calor, praias lindissimas, sombra e água quente, sim! Água quente, está longe de ser morna ou fresca, se você gosta de água fresca não vá pra Krabi, ali a água é bem quente e por vezes eu queria me refrescar do calor e não era possível.
 Então aproveitei mais a água da piscina e deixei pra me banhar nas águas cor de esmeralda de outras ilhas que visitamos.
 A paisagem é um espetáculo a parte, a natureza te presenteia com diferentes cores a cada segundo.
 Talândia é para relaxar, meditar, pensar, filosofar, curtir e amar.
 É necessário um pouco de cuidado com a alimentação, a dica é não comer alimentos crus, água sempre de garrafa e de preferência não aceitar gelo nas bebidas, mas com o calor que faz isso é quase impossível. O que foi, eu não sei, o que sei é que depois de um dia maravilhoso e comida deliciosa fui deitar cedo pois já não me sentia muito disposta, a indisposição me acordou as dez da noite em forma de jatos de vômito e muita diarréia. Esse vírus é bem forte e comum nessa região, o pior é que a contaminação ocorre pelo ar, secreção e alimentos manuseados por quem está contaminado. E pra prevenção, todas as roupas de cama, utensilhos e toalhas deveriam ser esterelizados,  é claro que não acontece. Eu já sabia da história de meus amigos que ali estiveram e passaram o mesmo. Então todo cuidado é pouco.
 Um dia depois do meu mal estar, já recuperada (os sintomas geralmente duram até 12 horas) precisei mais um meio dia pra descansar e uma boa noite de sono e estava novinha em folha. E lá fomos nós fazer um tour em barco pelo paraíso.
 Água cor de esmeralda, fresquinha, sol brilhando e céu azul
 Uma delicia de lugar.
 Essa baía é o lugar perfeito para tomar banho, rodeado de montanhas com vegetação local, um vento fresquinho que entra pelos paredões e a água cristalina integram esse cenário único.

Phi Phi é a ilha mais conhecida, depois do filme A Ilha, e cada dia mais os turistas do mundo todo querem conhecê-la.

Uma parada para fazer snorkel e nadar com os peixes, ver os corais bem de pertinho.

Voltando pro hotel e mais uma vez a natureza nos presenteando com esse espetáculo.

Fim de férias, e malas prontas pra próxima viagem!

quarta-feira, 11 de março de 2015

Um passeio por Zhuhai

Oi pessoal, sei que estive muito tempo ausente, mas não sentia vontade de escrever. Depois de um tempo sem escrever e pensando se voltaria ou não a postar alguma coisa, cheguei a conclusão que, como em qualquer lugar, o tempo e as coisas viram rotina e deixam de ser novidades e é isso que aconteceu comigo.

Um ano e meio se passou desde que cheguei e hoje a China está em mim e eu estou na China. Sou muito feliz aqui, os amigos ficam até impressionados do quanto isso fica estampado na minha cara e no dia a dia aqui, o que pra mim era muito diferente, agora se tornou normal. E cada dia amo mais viver aqui.

O que venho curtindo mais e conquistando aos poucos é o mandarim, falo alguma coisa, o básico pra sobreviver e conseguir ser entendida. Isso vai melhorando muito e minhas pequenas conquistas diárias me transformam e fazem com que eu ame a cada dia mais esse país.

Quando um chines escuta um estrangeiro falar uma palavra em mandarim, no primeiro impacto eles ficam meio travados, surpresos mesmo, no segundo momento eles ficam tão encantados que passam a falar tão rápido e descontroladamente que  eu mostro minha cara de paisagem e digo que entendo muitas coisas mas que falo pouco. Logo em seguida ficam mais impressionados e já começam a elogiar e ajudar a entender, são muito receptivos e amáveis.

Então decidi escrever outra vez para mostrar um pouco da cidade onde eu moro, Zhuhai. Essa cidade é linda, encantadora e as mudanças que ocorreram nesses 18 meses que estou aqui são impressionantes.
Fui a um parque que já estive antes, nos primeiros meses que cheguei estive lá, bonito, mas mal cuidado e tudo parecia tão "largado" pouco limpo e me lembro que tentei pedir uma informação no centro de informações e niguém falava ingles. Sai de lá sem saber nada.
 Hoje, além de ter uma pessoa que fala inglês, eu consegui falar algumas coisas e por fim sai de lá com a informação que necessitava, feliz e orgulhosa de mim.
 O parque está completamente reformado, limpo, com pinturas e cercas novas. Ponto de taxi, estacionamento organizado. A primeira vista parece até meio sem sentido minhas observações, mas quem vive ou já teve a oportunidade de viver aqui sabe bem do que estou falando. A lógica que estamso acostumados a viver , pensar e fazer não é a mesma. Até hoje não sei e nem sei se consiguirei um dia entender bem qual é a lógica deles.
 O que sim eu sei, é que, quando eles entende que aquilo é bom, aceitam que deve ser feito de outra maneira as coisas acontece rapidamente. É simplismente impressionante, e fazem bem e fazem direito.

Estou lendo Cisnes Selvagens, esse livro conta a história veridica de três mulheres da mesma familia e os acontecimentos nas suas gerações. Foi com suas histórias de vida que abrir mais minha mente e meu coração, com esse livro entendo um pouco a maneira como esse povo sobreviveu, aprendeu e vive os novos dias nessa nova China.
Continuo por aqui e quando me perguntam por quanto tempo vou ficar, respondo que gostaria de ficar aqui o suficiente, não existe uma explicação de: suficiente para que? Apenas para viver, talvez esse seria o tempo adequado para conseguir viver uma China como eles vivem, o que sei que é impossível, mas o tempo aqui para mim é mais que uma experiência, é mais que vivência, é amor, é luz, é paz!

O tempo em China pra mim é abrir mão de tudo que aprendi, é reconstruir a cada instante uma nova idéia do que é certo e errado, é desfazer todas as idéias e expectativas, exatamente como está escrito no dicionário: algo que considere o mais provável que aconteça e...não acontece. É aprender a lidar com as frustrações porque nada é como pensava que pudesse ser. Desde os ovos no supermercado que eu achava que eram vendidos sempre por dúzia, aqui é por kg, 8 unidades  ou 15. Porque eles não fornecem dois cartões no banco? Se perco não fazem outro, precisa abrir outra conta, se quero conta conjunta? Não existe.
   Vai entender!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ACUPUNTURA

A falta de saúde é uma condição difícil, longe ou perto da familia, estar doente é o momento em que a vida ensina que não temos controle algum sobre nada. Estar doente é ter consciência de como é bom quando estamos bem. É valorizar o bem estar e o conforto que passam despercebidos. A ausência da dor  vira rotina, respirar bem, não tossir, a coluna não reclama, os múculos seguram o peso, a posição na cadeira do computador é confortável e já está acostumada com uma perna dobrada e a outra para cima. Assim vamos vivendo até o dia em que o quadro muda...tudo passa e a dor aparece.
 Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa.  O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

A ventosaterapia é realizada com esses vidros, ela coloca fogo dentro deles e aplica rápidamente na pele, fazendo um vácuo.

Eletroacupuntura

O leque de opções do acupunturista, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como por exemplo a sangría.

A oferta é grande de lugares e pessoas fazendo acupuntura, eu procurei o hospital perto da minha casa. Todos  uniformizados com cores claras, cheiro de hospital misturado com ervas, plantas e chás. As enfermeiras usavam um chapéu, como nos filmes de antigamente.
Meus pés tocaram o hall de entrada e senti o perfume das ervas e plantas, fecho os olhos para registrar, guardar, gravar na memória esse cheiro.  Desejo que fique guardado em meus pensamentos e recordações.
Gosto daqui, gosto desse cheiro, dessas pessoas, de como funciona um hospital, gosto da idéia de cuidar e ajudar.
    Depois de algumas vezes Liu (a médica) me sugere que eu vá até sua casa, ela montou sua clínica na sala e atende pela metade do preço.
 Apresentei um quadro de sinusites aguda (primera vez na vida) e optei em procurar um tratamento baseado na medicina tradicional chinesa. Fiz 3 sessões  de acupuntura na face.

Como não melhorava e estava de viagem marcada,  Liu sugeriu que eu fosse ao hospital na manha seguinte, ela receitou medicamento tradicional chines.
Eu estava sentada na sala de sua casa, duas camas, uma mesinha com as misturas de ervas, cremes, agulhas e tudo o mais que me remetiam as páginas de livros de medicina antiga. Pelo apartamento circula sua sogra, aquí as mulheres casam e vão morar com a familia do marido. A sogra sabe mais que ela, opina sempre, e prescreve as ervas que devo mandar fazer na farmácia do hospital.
 O último atendimento foi o gua sha seguido de ventosas, uma dor seguida de um conforto, lágrimas escorrendo pelo meu rosto e uma frase típica : Eu quero minha mae!! (wo yao wode mama) pouco entendida por eles. Ela riu, achou engraçado. Eu não! Colo de mãe nessas horas cura tudo.

Médicos aquí ganham 2 mil reais ao mês e  mais 10% de comição com medicamentos. Não pagamos a consulta, pagamos apenas os remédios. Comprando os medicamentos receitados  no hospital, não paguei  a sessão de acupuntura.
     As bolsas de chá (6) foram preparadas na hora, com ervas e plantas e entregues ainda quentes. Custo: 40 reais + 1 sessão de acupuntura.
    Só a acupuntura custa R$80,00. (vai entender)
       Prescrição entregue no dia seguinte no hospital, aguardo o chá ficar pronto, mais uma sessão de acupuntura, dessa vez estou mais senssível, não aguento mais... três días com muita dor no nariz e face, olhos lacrimejando e a falta de um colo e as doces palavras de minha mãe : - Vai passar!
        Entra uma enfermeira na sala, eu com as agulhas fincadas no rosto e cabeça, tento trancar meu choro, as lágrimas escorrem, Liu carinhosamente seca as lágrimas, cada movimento facial sinto as agulhas rasgando minha pele. A enfermeira segura minha mão e começa a massagear alguns pontos, aperta tanto que me faz esquecer as outras dores (tenho essa teoría para as massagens chinesas, a dor dos apertões é infinitamente maior que a dor inical e depois disso é claroooo!!!!.... que vai aliviar)
        A medicina chinesa é exatamente como falam por ai, a base de ervas, plantas, chás e alimentos. Se funciona? Funciona, como tudo na vida...passa, os síntomas aliviam, demora, é preciso paciência, uma dose extra de persistência e afastar a vontade de tomar um desses "comprimidinhos" ocidentais que aliviam a dor em minutos.

É preciso acreditar que a falta de saúde é um desequilibrio e que juntos, acupuntura, alimentaçao, tranquilidade  e equilibrio farão com que seu corpo e mente se encontrem novamente e tudo fluirá melhor. Eles acreditam que você não deve bloquear a dor com remédios, remédios enganam seu cérebro informando que não tem mais problema e na verdade tem. A dor é um sinal de que algo não está bem e deve ser usada como um auxilio utilizando  boa alimentação, mudança de hábitos e chás para equilibrar o que não está bem. Acreditam que a dor é a falta de alguma coisa.

As ervas medicinais também são usadas na estética. Mascaras faciais auxiliam no tratamento da pele, desintoxicação e renovação celular.
   Eu melhorei! Conclui que o tratamento que fiz ajudou sim, principalmente me ajudou a não tomar os medicamentos fortes que usamos no ocidente. Existem medicamentos desse tipo aquí, mas eles são de doses muito menores que as nossas. A idéia aquí é usar o menos possivel de remedios e investir em alimentos, plantas, ervas, chás e as vezes até certos animais.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Xangai - Shanghai

As malas aquí de casa não tem um lugar fixo, não estão em um armário, quase sempre ficam no quarto de visita, em cima da cama, abertas esperando a próxima viagem.
E nós também, estamos sempre prontos, é só conseguir uma folguinha ou mini férias que, lá vamos nós conhecer mais um pouco desse país maravilhoso e gigante que é a China.

Nosso destino foi Xangai/Shanghái - a 1.581km de distancia da nossa casa - um vôo de 2hs
      A cidade mais populosa da China com 20 milhões de habitantes. Para se ter uma idéia, compare com o Uruguai 3,7 milhões, Argentina com 41 milhões ou São Paulo com 11,3 milhões.

Xangai é o maior centro comercial e financeiro da China

A cidade tem vários sítios turísticos famosos, o centro financeiro de Pudong onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental com 457mt de altura.

As antigas áreas de concessão (francesa a oeste da Cidade Velha) e as concessões británica e americana- em conjunto conhecidas como o Bund, avenida a beira-rio marcada por grandiosos prédios colonias.
O Tradicional jardim Yu Yuan - construções em estilo antigo da dinastía Ming. E outros tantos.

O artista do algodão doce
                                      Passeio pelo mercado de rua Yu
 Uma curiosidade: existem condominios gigantes construidos um ao lado do outro e as ruas são usadas para colocar o varal.
   A grande avenida e sua grade de proteção são utilizadas para estender os cobertores e o melhor de tudo é que ninguém pega.

Em cada esquina, rua e calçada o varal é utilizado, modificando a paisagem e chamando a atenção dos turistas.
 Xangai é uma cidade mais internacional e já que estamos aquí, um churrasco para matar a saudade de casa e de uma boa carne.

Churrasquinho de frango na rua
                            Vista de Pudong

Vista do Peace Hotel - O café do 9º andar oferece a melhor vista de Xangai.
O Bund se enche de gente que aprecia a brisa do rio e a iluminação espetacular da moderna silhueta de Putong
                                                           Arranha céu.

O primeiro trem de alta velocidade magnético do mundo faz 30km em 7 min e 21seg e atinge uma velovidade máxima de 431km/h mas atualmente faz máxima de 301km/h
Algo impressionante, como tudo por aquí!
            Xangai é diferente das outras cidades, aquí a maioria fala inglês, fácilmente se percebe que eles tem outros hábitos e costumes.
Outro estilo, roupas diferentes, aquí a ocidentalização está bem acentuada. Gostei muito dessa cidade, mesmo com tanta gente é possível andar pelas ruas tranquilo, os bares e restaurantes não estão lotados e não tivemos problemas com filas para nada.